Quando falamos em sistema cross docking, esta é uma importante estratégia logística, geralmente usada para agilizar a distribuição de produtos, a fim de reduzir ou até mesmo eliminar a necessidade de armazenagem em depósito. Logo, essa prática consiste em receber os produtos e, em seguida, de maneira imediata, realizar a sua expedição, assegurando que fiquem o menor tempo possível dentro do armazém.
Neste contexto, a Venture Cargo explica tudo que você precisa saber sobre as operações do sistema cross docking. Confira!
O que é cross docking?
O termo cross docking vem do inglês e significa cruzamento de docas. Desse modo, nesse processo os produtos são recebidos em um centro de distribuição, onde são imediatamente preparados enviados para seus respectivos destinos, seja lojas ou diretamente para o consumidor final, sem passar por armazenamento prolongado.
Em razão disso, a ideia desse modelo logístico é simples:
- Os produtos chegam ao centro de distribuição (CD);
- Em seguida, são separados e direcionados para os veículos de entrega final;
- Tudo isso sem passar por armazenamento tradicional.
Objetivo do cross docking
Em geral, o principal objetivo do sistema cross docking é aumentar a eficiência das operações logísticas e reduzir o tempo de armazenamento das mercadorias. Além do mais, tal prática visa diminuir os custos com estoques, do espaço físico necessário para estocagem e bem como os riscos de deterioração ou mesmo obsolescência de alguns tipos de produtos.
E como funciona esse processo?
O processo do cross docking é uma operação que funciona a partir das seguintes etapas:
1- Recebimento de mercadorias no centro de distribuição: Os produtos chegam ao centro de distribuição vindos de fornecedores ou fábricas.
2 – Conferência rápida e triagem dos itens: Nesta etapa eles são rapidamente identificados, separados e preparados conforme os pedidos dos clientes ou das lojas de destino.
3 – Envio imediato para transporte final: Por fim, os itens são direcionados quase que imediatamente para os veículos que farão a entrega final.
De maneira geral, é comum que permaneçam no centro de distribuição por algumas horas (até 24 horas).
Vale ressaltar que todo esse processo deve ser feito de forma sincronizada, com horários de chegada e saída dos veículos.
Tipos de cross docking
É válido ressaltar que existem três modalidades principais do cross docking, as quais se diferenciam pela forma em que são processadas e distribuídas. Logo, elas são divididas como:
Pré-distribuído – Neste sistema, o fornecedor envia os pedidos previamente separados por destino. Enquanto, o centro de distribuição apenas redireciona os itens solicitados.
Consolidado – Os produtos chegam em lotes maiores e o centro de distribuição precisa separar, consolidar e organizar os pedidos antes do envio.
Híbrido – Parte do estoque vai para armazenagem temporária, sendo que a outra parte segue direto para expedição.
Características do cross docking
Geralmente, no cross docking, o tempo de armazenamento é baixo, pois os produtos não são estocados.
Além disso, há um alto fluxo de informações, por essa razão, carece de um sistema eficiente de controle e comunicação.
Ademais, recomenda-se um planejamento rigoroso para essa operação, uma vez que as entregas e recebimentos precisam estar sincronizados.
Benefícios do cross docking
Agilidade nas entregas
Com o cross docking é possível diminuir o tempo de entrega e, assim, agilizar a movimentação de mercadorias, o que por consequência, resulta na maior satisfação do cliente.
Redução de custos
Este sistema elimina os custos diretos com armazenagem, tais como com aluguel de espaço, manutenção e mão de obra, por exemplo. Além do mais, minimizam-se os riscos de perdas e danos de mercadorias.
Maior eficiência
Ao implementar esse método logístico, viabiliza uma gestão mais eficiente da cadeia de suprimentos, pois otimiza a utilização dos recursos logísticos e ainda aumenta a produtividade.
Melhoria da satisfação do cliente
Devido a possibilidade de entregas mais rápidas e a redução do tempo de espera, isso proporciona uma maior satisfação do cliente, sobretudo, para aqueles que realizam compras no comércio eletrônico.
Portanto, compreende-se que o cross docking é uma estratégia logística voltada para agilizar o processo de distribuição de mercadorias, o que facilita o fluxo de demandas e garante o atendimento adequado das expectativas dos clientes.
A Venture Cargo possui em suas soluções o sistema cross docking que garante operações logísticas mais rápidas e com distribuição eficiente.


