Inteligência emocional - o equilíbrio

O equilíbrio é uma das principais características da inteligência emocional. É uma capacidade individual de comportamento que reflete-se e contagia equipes, propiciando a redução ou a mais rápida e eficiente solução de episódios de conflito internos ou externos à empresa. É também uma característica com a qual o  colaborador consegue, naturalmente, separar suas questões profissionais das questões pessoais.

No mundo em que as metas são, num primeiro momento, motivos de ansiedade, insegurança, e estresse, o indivíduo ou colaborador que apresenta a maior e melhor capacidade de  equilíbrio e visualiza de maneira panorâmica cada situação, adota uma posição criativa, estratégica e resolutiva para os desafios corporativos ou profissionais, torna-se cada vez mais atrativo para corporações de todos os portes. 

As atividades de logística e transportes, que possuem em seu dia a dia diversas variáveis, principalmente o envolvimento do colaborador com fatores externos à corporação como  a imprevisibilidade climática, as adversidades de trânsito, a vigilância eletrônica dos radares e câmeras que geram multas por infrações, muitas vezes, involuntárias, a ausência de lugares adequados para carregar e descarregar veículos, a violência e o estresse aos quais são submetidos os colaboradores, a relação entre de homem e máquina, as características socioculturais e econômicas presentes nos conglomerados urbanos, entre outros fatores, exigem dos profissionais, conferentes, motoristas, seus assistentes entre outros, uma alta capacidade de equilíbrio para que, no dia a dia das suas funções, encarem de maneira positiva e criativa todas as intempéries confrontadas nos ambientes pelos quais percorrem, focando sempre nos resultados e na imagem da corporação, a qual representam, ao desenvolver suas atividades. 

Afinal, vestir a camisa da empresa e superar adversidades cotidianas, manter-se criativo, independente das circunstâncias, é uma característica de equilíbrio pessoal e isto é, sem dúvida, necessário para ser um profissional contemporâneo de sucesso.

Fontes:

https://escolaconquer.com.br/blog/inteligencia-emocional-e-o-futuro-do-trabalho
https://setcesp.org.br/